Não é toda adolescente de 14 anos que tem uma estante cheia de troféus e medalhas em jiu-jitsu, mas Sabrina Silva é uma dessas meninas. Natural de Sabará, a adolescente divide a rotina de uma estudante do 8º ano com uma vida de competições — e muitos pódios — na arte marcial, mostrando um futuro promissor.
Foi só em 2023 que a faixa laranja com preta começou a entrar no circuito de competições locais e nacionais, mesmo com muitos anos de experiência. Sabrina conversou com a reportagem de O Tempo Sports e contou que começou a praticar a modalidade aos 8 anos, sob incentivo do pai Giovanni Magno. Atualmente, ela treina jiu-jitsu na Grace Barra Santa Inês, em Belo Horizonte, e faz preparação física no Studio House, em Sabará.
“Dentro de casa meus pais sempre incentivavam atividades físicas, então, desde nova já fazia alguns esportes, como natação e balé. Foi por incentivo do meu pai que entrei no jiu-jitsu. Ele praticava na época e colocou minha irmã e eu para lutar também”, contou Sabrina. Hoje, a irmã, Sophia Giovana, deixou de lutar.
No último ano, a jovem lutadora decidiu se arriscar em torneios maiores, principalmente fora de Minas Gerais. Os resultados são impressionantes. Só em 2023 Sabrina conquistou 13 medalhas.
“Fui campeã na Leão Dourado, vice-campeã no Brasileiro CBJJ, vice-campeã no Internacional Kids de Curitiba e fiquei em terceiro lugar no Internacional do Rio de Janeiro”, contou.
Mas uma das memórias mais importantes foi no último torneio do ano, em São Paulo. Sabrina disputou o Mundial da categoria, um dos principais do calendário internacional do jiu-jitsu, e precisou cortar 4 kg em pouco tempo para conseguir entrar no tatame. Na competição, ficou com a medalha de prata.
Mesmo com tanto sucesso em tão pouco tempo, por vezes, conta a família, a atleta ainda precisa do incentivo e da ajuda de amigos e familiares para custear tantas viagens. Outro grande incentivo vem da Prefeitura Municipal de Sabará, por meio da Secretaria de Esportes.
Futuro promissor
Sabrina não pretende parar por aí. Agora que encontrou o caminho das vitórias, o plano é seguir em frente para 2024. O calendário de competições já deve começar no início do ano, com o Internacional Kids de Santa Catarina e o 1º open de Juatuba, já em fevereiro. E Sabrina sonha muito alto.
“O jiu-jitsu me proporciona várias coisas. Além das amizades, me sinto bem lutando. Comecei a competir, e isso fez eu gostar mais ainda. Pretendo continuar por muitos anos. Meu objetivo é conquistar vários títulos e sair para competir em vários lugares do mundo”, concluiu Sabrina.
Veja algumas conquistas de Sabrina Silva no jiu-jitsu
Bi Campeã da Copa Leão Dourado
Campeã AJP Tour Brasil
Campeã Brasileira da Liga de jiu-jitsu
Campeã STR Jiu-jitsu
Bi Campeã Open Santa Luzia
Vice-campeã Brasileira
Vice-campeã no Internacional Kids em Curitiba
Campeã do 1° Open Contagem
Vice-campeã Mundial de Jiu-jitsu
0 Comentários